sábado, 5 de janeiro de 2008

Depois de Paredes, ARS-norte admite desistir do aborto em mais um ponto do Vale do Sousa

Diversos órgãos de comunicação social* veicularam a seguinte declaração não-desmentida da ARS-norte à LUSA a 2 de Janeiro:

"Paulo Sarmento disse à Lusa que, ao contrário do que estava inicialmente previsto, o Centro de Saúde de Paredes já não vai fazer interrupções voluntárias da gravidez (IVG), «por se ter chegado à conclusão que não se justificava haver três pontos para abortos» no Vale do Sousa."

Trata-se de uma citação em discurso directo que o movimento «Paredes Pela Vida» apoia integralmente. Neste momento, verificado o recuo do Governo relativamente ao Centro de Saúde de Paredes, ainda restam na verdade 3 pontos para abortos no Vale do Sousa, um efectivo e dois em projecto. São eles:

1 - Hospital Padre Américo (Penafiel)
2 - Centro de Saúde de Penafiel (igualmente em Penafiel e próximo do Hospital)
3 - Centro de Saúde de Amarante

Se a ARS-norte considera, e muito bem, que não se justifica haver três pontos para abortos no Vale do Sousa, então isso só pode significar que a ARS-norte ainda estará a decidir qual daqueles três deverá ser também poupado à realização de aborto medicamentoso.

Dada a proximidade dos dois primeiros pontos e a necessidade de um hospital para acorrer a possíveis complicações, tudo indica que a ARS-norte deverá retirar igualmente daquela lista o Centro de Saúde de Penafiel.



--------------------------
* Conferir em:

http://www.verdadeiroolhar.pt/materias.php?id=1854&secao=paredes

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=898517&div_id=291

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1315429&canal=59

http://www.destak.pt/artigos.php?art=6787

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=272040&idselect=10&idCanal=10&p=200

http://www.lusa.pt

Sem comentários: